Na busca pela melhora nos resultados da indústria, um processo merece destaque: o controle de estoque. E a gestão dos estoques de materiais a granel, principalmente em pilhas – minério, clínquer, coque, grãos, fertilizantes e outros – é um problema recorrente nestas indústrias, que lidam diariamente com milhares de toneladas destes materiais.

Mas, já existe no mercado uma solução inovadora, que permite saber a quantidade correta desses produtos. Solução criada a partir da integração do “HammerHead®, uma das câmeras 3D estéreo mais avançadas do mercado, e o PhotoPography®, software que permite medir o volume do material a ser monitorado com precisão, grande frequência e baixo custo.

O uso da tecnologia de scanner fotográfico estéreo associada ao inventário online garante a menor margem de erro do mercado e, assim, possibilita maior assertividade e celeridade no cálculo do custo e no planejamento e controle de produção (PCP).

Quando se tem um processo “incontável” e com desvios na etapa de medição (balanças, nível de tremonhas, nível de silos, pilhas de materiais) é imprescindível termos a possibilidade de apuração destes “volumes” com maior frequência e exatidão. Isso amplia a possibilidade de alinhamento fino dos estoques, os indicadores de produção, de consumo e KPI’s de forma mais aderente. Então, se temos esta possibilidade, há melhores condições de apurar os custos corretamente, de maneira mais precisa, pois os desvios do processo podem ser ajustados”, aponta Paulo Cezar da Silva, analista de PCP.

Essa nova tecnologia também permite melhor aproveitamento da logística.

Tadeu Moris Tomaselia – Gerente de fábrica da Votorantim Cimentos

Essa nova tecnologia também permite melhor aproveitamento da logística. Pois elimina fretes e cargas emergenciais, necessárias quando você é surpreendido por uma diferença física (falta) de um valor que consta em seu sistema. E isso ainda acontece em unidades fabris, obrigando a gestão a contratar caminhões de reposição do produto de forma emergencial, o que aumenta bastante o custo da logística”, explica o engenheiro químico Tadeu Moris Tomaselia, gerente de fábrica da Votorantim Cimentos.

Tadeu aponta ainda que o controle mais assertivo do estoque de material em pilhas evita a ocorrência de fraudes, que “infelizmente podem acontecer”. O processo de gestão dos estoques fica bastante padronizado. “E, no caso da troca de profissional responsável por esse controle, você evita o fato do erro humano na tomada de decisões, nas medições”, enumera Tomaselia.

Então, esse monitoramento é capaz de impactar de forma positiva na produção? Certamente. A versatilidade de apuração de estoques com frequência – semanal, quinzenal, ou até mesmo diária – permite ajuste de consumo e/ou produção. Isso possibilita maior acuracidade, maior aderência a um correto indicador de performance (seja ele de consumo das matérias primas ou na produção do produto final), e adequação do físico ao contábil, a partir da possibilidade destes inventários (conciliações) direcionarem a gestão para melhorar a performance e a alocação dos recursos de toda sua cadeia, de seu negócio.

Nada é tão importante quanto ter agilidade na apuração do correto estoque, da correta produtividade na cadeia, do consumo aderente ao resultado e a consistência entre físico e contábil. A versatilidade em se ter ação sobre o inventário das pilhas, além do resultado financeiro correto, permite ainda direcionar ações de manutenção e ou até mesmo de melhoria, se necessário for. A apuração correta possibilita direcionamento adequado”, destaca o analista Paulo Cezar.

Outro ponto muito vantajoso do inventário online é que o processo de gestão dos estoques fica bastante padronizado. “E, no caso da troca de profissional responsável por esse controle, você evita o fato do erro humano na tomada de decisões, nas medições”, adiciona Tadeu.

No caso da troca de profissional responsável por esse controle, você evita o fato do erro humano na tomada de decisões

Tadeu Moris – Gerente de fábrica da Votorantim Cimentos.

Nesse contexto, o uso da tecnologia de fotogrametria – pela facilidade no uso, versatilidade, agilidade e confiabilidade – permite uma melhora significativa na gestão de estoques e custos variáveis da cadeia produtiva. Traz a certeza e o direcionamento para a busca de resultados mais sólidos”, finaliza Paulo Cezar

Categorias: Geral

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *