Neste artigo vamos falar sobre a importância do trabalho da Controladoria e como a tecnologia poder ser uma aliada para obtenção de inventários de estoques de forma confiável, ágil e auditável.

A Controladoria é uma unidade administrativa e financeira que exerce um importante trabalho na estrutura das Organizações, zelando pelo bom desempenho das mesmas.

A equipe de Controladoria está sempre envolvida com o estudo e as práticas que visam registrar e divulgar os eventos da administração econômica e financeira das empresas, tendo uma visão ampla das áreas financeira, contábil e administrativa.

Por esses e outros motivos, todo o trabalho desenvolvido pela Controladoria tende a influenciar o processo decisório das organizações. Das inúmeras atividades importantes realizadas, uma das mais relevantes é a atividade de auditoria dos estoques para valorar os ativos das empresas. Ou seja, quanto em unidade monetária (dinheiro) a empresa dispõe em seus estoques, que são ativos valiosos.

Tal atividade exerce forte influência nas decisões dos gestores, sócios e/ou acionistas e, geralmente, são realizadas de forma programada. Geralmente os estoques de empresas do segmento de fertilizantes, cimentos, mineração entre outros segmentos, são inventariados (medidos) ao menos uma vez ao ano.

Além da influência nas decisões de gestores, existem outros motivos para os inventários auditados.

Um dos exemplos é que, nas empresas listadas em Bolsas de Valores (Bovespa), os inventários de estoques compõe uma das linhas dos seus ativos, refletindo nas divulgações dos resultados por meio de balanços. Os balanços precisam ser divulgados ao mercado para que os acionistas e demais interessados possam acompanhar o desempenho contábil, econômico financeiro da empresa.

Outro ponto comum é que, por falta de monitoramento (medição frequente), as empresas de capital aberto ou fechado precisam ajustar seus estoques de tempos em tempos (bimestral, trimestral, anual), tanto para efeito contábil quanto para gestão produtiva. O inventário auditado de estoques, geralmente realizado de forma pontual, é diferente do monitoramento dos estoques. Em outro artigo falaremos sobre a evolução do conceito de medição para o monitoramento, uma das formas mais eficiente de acompanhar os estoques granulados usando filmagem 3D.

Voltando aos aspectos dos inventários auditados, é importante seguir alguns preceitos básicos, dentre eles, a realização por empresa independente, visando preservar a integridade do trabalho e principalmente, ser realizado de forma precisa, confiável e ágil.

Por ser um trabalho de auditória, a tecnologia usada neste processo deve contribuir para alcançar os objetivos de agilidade, precisão e confiabilidade.

Por existirem diversas ferramentas no mercado e pela sazonalidade do inventário auditado, algumas empresas ainda convivem com métodos imprecisos, demorados, caros e na maioria das vezes não transparentes, pois tais ferramentas ou métodos se pautam na subjetividade humana para a realização dos inventários.

Uma dúvida que surge é, como obter resultados precisos, com agilidade na medição, confiabilidade nos resultados (transparência) e com possibilidade de auditoria sobre a medição realizada?

A resposta mais simples é: opte por métodos onde a subjetividade humana não seja preponderante e utilize tecnologias desenvolvidas para medir volumes. 

Das tecnologias existentes no mercado, a filmagem 3D, que é uma forma de escaneamento por imagem, possui o melhor desempenho quanto a custo x benefício.

Como funciona?

Uma câmera para filmagem 3D é usada no processo de coleta de informações. Ou seja, o material granulado (insumos de fertilizantes, minério de ferro e outros tipos de granulados) é filmado com câmeras especiais que coletam detalhes específicos, e posteriormente a filmagem é processada automaticamente em software.

O software realiza a conversão da filmagem em uma nuvem de pontos bem povoada, podendo conter milhares de pontos (6, 10, 20 mil pontos ou mais).

Para exemplificar, compartilho abaixo uma imagem de um processo de medição que realizamos em uma empresa de fertilizantes usando a câmera 3D (HammerHead) e software (PhoTopography), ambos desenvolvidos e mantidos pela Mogai.

O processo de filmagem é rápido e simples, o que permite uma alta produtividade. Após a filmagem e processamento, o software gera um modelo 3D realístico da pilha ou box filmado. 

Com base nos dados coletados em campo e processados pelo software, um relatório muito completo é gerado em pdf contendo todos os dados da medição, tais como: material, dia, horário, volume medido, curva de nível e por fim um modelo 3D do material medido.

Esta solução é uma das mais completas e superiores, quando comparada as demais metodologias, uma vez que entrega resultados:

– Transparentes: todo o processo não depende de subjetividade e interpretações de figuras geométricas. A câmera filma e o software processo todos os detalhes.

– Precisos: a precisão está na faixa trabalhada por equipamentos como o laser scanner.

– Auditáveis: as filmagens, as nuvens de pontos e o relatório 3D permitem uma correlação rápida e segura.

– Com agilidade: temos uma equipe de pronto atendimento, o processo de filmagem é rápido e a entrega do relatório, em alguns casos é realizado em até 12 horas após a visita in loco.

Por fim, cabe ressaltar que a solução pode contribuir com as equipes de Controladoria em duas modalidades de contrato:

Inventário Spot: forma de medição pontual, onde nossa equipe se desloca até o cliente e realiza o inventário para auditoria.

Inventário Online: modalidade de contrato onde toda a empresa (Controladoria, Planejamento da Produção, Gestão, etc.) colhem os benefícios do monitoramento dos estoques (medição frequente). Neste modelo alocamos nossa câmera no cliente, capacitamos as equipes internas do cliente e realizamos a topografia remotamente. O Inventário online permite ao cliente realizar medições diárias, tanto para melhorar o planejamento e controle da produção, quanto para acompanhar estoques físicos e sistêmicos.

Categorias: Geral

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *